Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Campanha intensificada contra febre aftosa começa na 51ª Expofeira

A ação servirá para conscientizar os criadores de animais quanto a necessidade de vacinar seu rebanho.

Por Redação
03/11/2015 10h57
A campanha intensificada contra a febre aftosa no Amapá inicia nesta quarta-feira, 4, a partir das 17h, na 51ª Expofeira, com a vacinação dos bubalinos e bovinos (bovídeos) que estão no Parque de Exposições da Fazendinha. A ação servirá para conscientizar os criadores de animais quanto a necessidade de vacinar seu rebanho, já que 30% dos 320 mil bovídeos no Estado foram vacinados.

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), espera imunizar cerca de 90% do rebanho até o dia 15 de novembro. Quando a meta da cobertura vacinal do rebanho amapaense for atingida, o Amapá deverá ser classificado pelo Mapa como livre da Aftosa.  A mudança de status viabilizará a exportação da criação de bovinos e bubalinos.

Segundo a fiscal de educação sanitária da Diagro, Bruna Soares, a vacinação é obrigatória e de responsabilidade do produtor. “O produtor deve comprar a vacina, fazer a aplicação e em seguida se dirigir a um dos escritórios da Diagro, espalhados em todo o Estado, para fazer a declaração de vacinação. Essa declaração é feita de posse da nota fiscal da vacina e das anotações do rebanho”, explicou.

Quem não vacinar os bovídeos em tempo hábil, pode receber multa por animal no valor de R$ 67,50. Caso ocorra a vacinação, porém não seja declarada, o produtor também será multado no valor de R$ 40,50 por animal. Somente com a declaração é possível contabilizar o alcance da campanha.

Em 2014, a campanha imunizou cerca de 255.096 animais nos 16 municípios do Estado, atingindo uma cobertura vacinal de 78%.

 

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!