Garimpeiros ganham espaço para orientações e discussões
Profissionais da garimpagem vão ganhar um espaço destinado para discussões sobre preservação ecológica, valorização humana e orientação técnica. O ambiente, denominado Sala do Garimpeiro, vai funcionar dentro da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o lançamento será nesta quinta-feira, 16, às 16h, no Palácio do Setentrião.
O funcionamento da sala estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 20, com a atenção voltada, principalmente, para os impactos ambientais resultantes da intensificação da atividade garimpeira, discutindo condições necessárias de trabalho como apoio técnico e social, focados na saúde, segurança, educação e fiscalização.
As áreas exploradas pela atividades, muitas vezes, são primeiramente identificadas pelos garimpeiros, que costumam chegar em locais onde o poder público ainda não chegou. Nessa perspectiva, o trabalhador tem muitas dificuldades relacionadas à logística, e em muitos casos, pouco conhecimento técnico e legal. O objetivo é oferecer ao garimpeiro condições de desenvolver a atividade de acordo com as exigências legais.
Data de lançamento: 16/02/207
Sugestão de Entrevistados:
Waldez Góes (governador do Amapá)
Marcelo Creão (secretário do Meio Ambiente)
OBS: o funcionamento da sala será no horário de expediente (7h30 às 13h30) e estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 20. A Sema está localizada na Avenida Mendonça Furtado, 53 – Centro.