Treinamento em Boas Práticas Clínicas
Acontece nesta quarta-feira, 19, das 14h às 18h o Treinamento em Boas Práticas Clínicas (BPC) no auditório do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT). O objetivo é qualificar os profissionais de saúde padronizando o atendimento aos pacientes, conforme os rigores técnicos e éticos. O treinamento é para a realização da pesquisa clínica “Etiologia da Leishmaniose Cutânea no Estado do Amapá”, que pretende identificar a diversidade de espécies do gênero Leishmania em uma série de casos de leishmaniose cutânea (LC) autóctones do Amapá.
O público-alvo são enfermeiros, técnicos e médicos do CRDT que trabalham no acolhimento, diagnóstico e tratamento da leishmaniose cutânea e, ainda, a equipe do Laboratório de Microbiologia aplicada da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
O estudo incluirá triagem dos pacientes com suspeita de LC atendidos no CRDT, acompanhamento dos exames de rotina para a doença, coleta de biópsia da lesão, armazenamento e transporte do material biológico ao Instituto Evandro Chagas/PA. Incluirá, também, análises moleculares e bioquímicas para a caracterização e tipagem de espécie de Leishmania.
A equipe de capacitação do Treinamento em BPC é composta pela a Drª. Lourdes Maria Garcez dos Santos (IEC e UEPA), a Me. Luciana de Cássia Nascimento (IEC) e Dr. Norge Romero Cordies, médico infectologista do estado do Acre, além da coordenadora da pesquisa.
A pesquisa no Amapá está sendo coordenada pela pesquisadora Drª Ariely Nunes Ferreira de Almeida, docente da Unifap e financiada pelo Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). A programação continua nesta quinta-feira, 20, das 14h às 18h com a finalização do treinamento.
Sugestão de entrevistados:
Drª Ariely Nunes Ferreira – coordenadora da Pesquisa
Drª Loudes Maria Garcez – IEC e UEPA
Drº Norge Romero Cordies – Infectologista do Acre