1ª reunião do Conselho de Administração da Suframa
A capital amapaense vai sediar, pela primeira vez, em dez anos, um dos mais importantes encontros para debater e aprovar diretrizes, projetos e investimentos para o desenvolvimento da indústria, comércio e exportações da Região Amazônica. A 279ª reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS) – órgão que administra os corredores econômicos com incentivos fiscais na Amazônia – vai ocorrer em Macapá, nesta sexta-feira, 28, no Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense.
Geralmente, os encontros ocorrem na sede da Suframa, em Manaus (AM). No entanto, este ano, as reuniões passarão a ser itinerantes. A medida, aprovada em 2016 pelo conselho, visa aproximar mais a Suframa das regiões de funcionamento dos corredores econômicos, a exemplo da Zona Franca Verde (ZFV) de Macapá e Santana.
PNCE
Entre as pautas previstas na 279ª Reunião do CAS está a explanação do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). A ferramenta é um Programa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), que agrega a Suframa e objetiva aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior, além de promover o crescimento das exportações de produtos e serviços, com ênfase em bens manufaturados, com maior fator agregado.
Focado em estar mais próximo de Estados e municípios, o Mdic busca instalar comitês gestores do PNCE em todos os Estados brasileiros. Hoje, o Plano já está instalado em 20 cidades do país. No Amapá, entidades públicas e privadas, juntamente com o representante do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Afonso Celso, instituíram no ano passado o Comitê Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora e elegeram, por unanimidade, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), como gestora do comitê em primeiro mandato.
O programa conta com vários apoiadores nos âmbitos regional e nacional e as parcerias são construídas de forma customizada para atender às reais necessidades de cada estado.
Sugestão de entrevista:
Waldez Góes - governador do Amapá