Aniversário de 20 anos do Batalhão Ambiental da PM/AP
Nesta terça-feira, 9, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá completa 20 anos de existência. Para celebrar a data, haverá uma formatura, com a presença de autoridades civis e militares. A solenidade encerra a programação alusiva ao aniversário de 20 anos do batalhão, que iniciou em abril, com torneio de futebol, palestras, festival com os projetos sociais e a primeira edição da Corrida “No Rastro da Onça”.
Breve histórico
Criado em 9 de maio do ano de 1997, através da Lei Complementar nº 015, o Batalhão Ambiental da PM/AP veio apresentar uma nova percepção à população local, principalmente no que diz respeito à utilização racional dos recursos naturais, ajudando a preservá-los para as presentes e futuras gerações. Além das atividades de policiamento ostensivo fardado e preservação da ordem pública, atua na proteção e conservação do meio ambiente do Estado do Amapá, conjuntamente com os órgãos e entidades legalmente competentes para atuar na defesa ambiental.
O Batalhão Ambiental conta, ainda, com a parceria de órgãos e instituições públicas e privadas, quer seja com apoio técnico e/ou financeiro, que auxiliam no desenvolvimento das atividades de proteção ambiental, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); Ministério Público Estadual; Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap); dentre outros.
O Batalhão Ambiental tem como responsabilidade a execução do policiamento ambiental em todo o Estado e atua permanentemente através de seus destacamentos localizados nas localidades do Aporema, Itamatatuba, Livramento, Gurijuba, Macedônia, Vila Progresso e Pracuúba, sendo que o Comando do Batalhão Ambiental está localizado no município de Santana.
Sugestão de entrevistados:
Cel. Rodolfo Pereira (comandante geral da Polícia Militar)
Ten. Cel. Protasio Barriga Caldas (comandante do Batalhão Ambiental)