Reunião do Conselho da Suframa e lançamento do PNCE
Acontece nesta quinta-feira, 11, em Macapá, a primeira reunião itinerante do Conselho de Administração da Suframa (CAS), órgão que administra os corredores econômicos com incentivos fiscais na Amazônia. Os encontros, que costumavam ser realizados na sede da Suframa, em Manaus (AM), visam aproximar mais o órgão das regiões de funcionamento dos corredores econômicos, a exemplo da Zona Franca Verde (ZFV) de Macapá e Santana.
Entre as pautas previstas na 279ª Reunião do CAS está a explanação do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). A ferramenta é um Programa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que agrega a Suframa e objetiva aumentar o número de empresas que operam no comércio exterior, além de promover o crescimento das exportações de produtos e serviços, com ênfase em bens manufaturados, com maior fator agregado.
O PNCE é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização – que constituem a trilha da internacionalização, ou o caminho para uma empresa exportar seus produtos. O programa conta com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.
Focado em estar mais próximo de Estados e municípios, o MDIC busca instalar comitês gestores do PNCE em todos os Estados brasileiros. Hoje, o Plano já está instalado em 20 cidades do país.
Conforme agenda do ministro, o atendimento à imprensa ocorrerá impreterivelmente no horário das 16h30.
Sugestão de entrevistados:
Waldez Góes (governador do Amapá)
Marcelo Pereira (superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa)
Marcos Pereira (ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços)