Escola Risalva anuncia novo brasão feito por estudantes
A Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral realiza neste sábado, 12, cerimônia para anunciar o vencedor do concurso interno que vai escolher o novo brasão da unidade escolar. O projeto teve como objetivo tornar a escolha um momento democrático e, ao mesmo tempo, de aprendizado e participação. A escola adota o novo modelo de ensino de Gestão Compartilhada entre Corpo de Bombeiros Militar do Amapá e Secretaria de Estado da Educação (Seed).
O processo teve início em abril de 2017, quando foi lançado o edital para a comunidade estudantil. No dia 17 daquele mês, os alunos criaram o desenho e pintaram os temas e cores com referência à Bandeira do Amapá e do Brasil, heráldica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado e símbolos da educação. Mais de mil alunos do Ensino Fundamental e Médio participaram da iniciativa.
Após análise de comissão julgadora, os três melhores desenhos foram apresentados aos demais estudantes, no pátio da escola, cada uma com um número. No início de maio, alunos, professores e funcionários puderam votar no símbolo de sua preferência. A iniciativa contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, que cedeu três urnas eletrônicas para a votação.
Os estudantes que elaboraram os três brasões votados receberão medalhas de honra ao mérito, menção honrosa na ficha disciplinar e kit escolar. O primeiro colocado, além da medalha de ouro, verá o desenho estampado em bandeira e demais materiais gráficos da instituição.
Sugestão de entrevistados: tenente do CBM/AP, Grayce Pantoja, diretora da escola Risalva; secretária adjunta de Política da Educação, Dina Melo Guedes, e estudante vencedor do concurso interno.