Comemoração pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, a Coordenação Estadual de Saúde Mental, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizará uma extensa programação nesta quinta (18) e sexta-feira (19), com ações que envolverão palestras, sarau, exibição de documentários, exposição de artes, oficinas e mesas redondas, sobre temas referentes à política antimanicomial e as novas diretrizes.
As ações ocorrerão simultaneamente das 8h às 12h desta quinta-feira, nos Centro de Atenção Psicossocial Gentileza e de Álcool e Drogas. Durante o período da tarde, a partir das 14h, haverá exposição de artes produzidas pelos pacientes dos CAPS, na Universidade Federal do Amapá (Unifap). A programação segue até o dia 19, com uma caminhada, às 18h, com saída da Praça da Bandeira.
Luta Antimanicomial
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, pensamento baseado apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que, para isto, tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
Dia: 18/05/2017
Horário: 8h
Local: CAPS
Endereço: Avenida Mãe Luzia 944, Laguinho (CAPS Gentileza)
Avenida Cora de Carvalho, esquina com a Rua Hamilton Silva (CAPS AD)
Sugestão de entrevistados:
Lucas Duarte (Coordenador do CAPS AD)
Marina Tork (coordenadora Estadual de Saúde Mental)