Governo lança Escola Digital com mais de 10 mil ferramentas interativas
O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), lança nesta segunda-feira, 29, a plataforma multimídia Escola Digital em doze escolas de Macapá e Santana. O recurso gratuito possibilita a busca de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) que reúne e classifica os melhores conteúdos da internet de acordo com vários critérios, como disciplina e ano escolar. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica/Vivo com a colaboração da Seed.
Professores, estudantes e gestores escolares dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), terão acesso a mais de 10 mil jogos, vídeos, infográficos, animações e simuladores para aprender e ensinar utilizando a tecnologia. A plataforma oferece, ainda, atividades educativas, plano de aula e cursos a distância voltados a gestores escolares e professores, permitindo aulas mais dinâmicas e interativas, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem de qualidade.
A Escola Digital pode ser acessada do computador, celular ou tablete de qualquer lugar, com oferta de conteúdo multimídia diferenciado. Os alunos poderão, inclusive, ajudar a criar outras ferramentas com temas regionalizados fomentando a identidade cultural amapaense. O Amapá será o quarto estado da região Norte a implantar o programa, depois de Acre, Amazonas e Pará.
Sugestão de entrevistados:
Goreth Sousa, secretária de Estado da Educação.
Pedro Alexandre Nery Prestes- chefe da Unidade de Educação a Distância da Seed.
Sara Faleiros- coordenadora do Projeto Escola Digital.