Solenidade de lançamento do Selo UNICEF Município Aprovado edição 2017-2020.
Na manhã desta sexta-feira, 9, no salão nobre do Palácio do Setentrião, acontece o lançamento oficial no Amapá das inscrições para a 3ª edição do Selo Unicef Município Aprovado. O Governo do Amapá apoia a adesão dos municípios do Estado ao Selo, que visa estimular a melhoria das políticas públicas para crianças e adolescentes na Amazônia Legal, garantindo os direitos previstos na Convenção Internacional sobre Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os prefeitos dos 16 municípios do Amapá e dos municípios dos Estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, podem aderir ao programa até o próximo dia 31 de julho.
Esta edição do Selo criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) contempla os anos de 2017 a 2020, período em que ocorrerão treinamentos de profissionais e outras ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, assistidas pelo Estado e pelo Unicef.
O Fundo avalia por meio de indicadores sociais os eixos saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. De acordo com a avaliação destes indicadores, o Unicef certifica os municípios que alcançam melhores resultados.
Na última edição que culminou no ano passado, os municípios amapaenses certificados pelos índices positivos de atuação em prol de crianças e adolescentes foram Macapá, Vitória do Jari, Santana e Calçoene. O Governo do Estado também foi homenageado pela coordenação do Fundo, pelo empenho, compromisso e investimento em políticas públicas voltadas para este público.
Sugestão de entrevistados:
Waldez Góes – governador do Estado do Amapá.
Fábio Atanásio - coordenador da Unicef.