Virada Afro inicia nessa sexta-feira com vasta programação
Nesta sexta-feira, 16, às 19h, acontece a abertura da programação cultural do Virada Afro. A solenidade vai contar com a participação do governador Waldez Góes, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab, o secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira.
O circuito que tem como objetivo a valorização da cultura negra amapaense, e vai envolver música, arte, gastronomia, literatura e moda. Toda a programação ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de junho na Beira Rio e é promovida pelo Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Secretaria Extraordinária dos Povos Afrodescendentes (Seafro).
Nesta sexta-feira também começa a funcionar a feira do Afroempreendedorismo, a partir das 16h, com diversos produtos expostos, como livros, bijuterias, acessórios, artes plásticas, além de objetos de decoração, envolvendo a cultura afrodescendente.
Neste primeiro dia de evento haverá desfile de moda afro, shows com bandas locais e a apresentação do cantor Dudu Nobre. Nos palcos alternativos haverá apresentações das comunidades tradicionais: batuque, marabaixo, zimba, matriz africana e sairé, além de roda de capoeira e makulelê.
Sugestão de Entrevistados: Governador Waldez Góes, representante do Ministério de Direitos Humanos, secretária da Seafro, Núbia Souza.