Batalha Amapá selecionará os 12 melhores b-boys
Macapá será palco da final da “Red Bull BC One Brazil Cypher”, que selecionará o melhor b-boy brasileiro. A competição inicia nesta sexta-feira, 28, a partir das 18h com a Batalha Amapá, que ocorrerá no Teatro das Bacabeiras. Na oportunidade, serão escolhidos os 12 melhores b-boys para participar da final da competição, ao lado de 4 adversários já definidos pela empresa organizadora do evento.
Até o momento, 63 competidores estão inscritos para a disputa, sendo 26 do Amapá e os demais de outras regiões do país. Eles serão avaliados pelo júri, formado por três b-boys profissionais, que avaliarão a musicalidade, a originalidade, a performance e a presença de palco de cada um dos candidatos.
Final
A grande final do “Red Bull BC One Brazil Cypher” acontecerá neste sábado, 29, na Fortaleza de São José de Macapá. O vencedor terá uma vaga garantida na final mundial do campeonato, que ocorrerá em novembro, em Amsterdã, na Holanda.
A competição fortalecerá a economia amapaense, pois irá gerar emprego e renda, uma vez que trabalhos formais e informais serão necessários para a sua realização, profissionais como DJs, MCs, b-boys e grafiteiros terão a oportunidade de mostrar seu trabalho. O Governo do Amapá investirá R$ 142mil no evento.
B-boys
Denomina-se como b-boy quem pratica o break, um estilo de dança de rua que representa um dos três elementos que compõem o Hip-Hop – os demais são o rap e o grafite. O termo b-boy (pronuncia-se bi-boi) é uma abreviação de Break Boying e foi criado durante a década de 1970 no Bronx, bairro nova-iorquino com grande presença de negros e hispânicos.
Sugestão de entrevistados:
Dilson Borges – gestor da Secretaria de Estado da Cultura (Secult)
Carlos Augusto (Zulu) – presidente do Instituto Cultura Viva