Blitz educativa marca aniversário da Lei Maria da Penha
Nesta segunda-feira, 7, a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) vai à Praça da Bandeira para divulgar a Lei Maria da Penha, que completa 11 anos de vigência, e os nove anos do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM). Haverá uma blitz educativa com distribuição de panfletos e adesivos.
Durante a blitz, que ocorrerá na esquina da Avenida FAB com a Rua General Rondon, o público receberá informações sobre a Lei Maria da Penha e sobre a rede de atendimento à mulher vítima de violência.
A programação conta com a parceria de artesãs e da grife Zwanga.
No horário das 18h às 23h acontecerá apresentação de show cultural com as seguintes atrações: Alberto Moreno, Taty Taylor e Banda Babilônia, Silmara da Banda Negro de nós, Dj Mel, Cassia Carolina, Nara Lima, Katriele Velmont e Verônica dos Tambores, desfile da grife Zwanga dentre outras atraçõe num palco montado na Av. Iracema Carvão Nunes, entre as Ruas São José e Candido Mendes.
Números
Segundo dados de 2012 da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking mundial dos países com mais crimes praticados contra as mulheres.
De acordo com dados do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), são realizados cerca de 200 atendimentos por mês, sendo que 70% das vítimas são de baixo poder aquisitivo.
Ainda conforme informações do CRAM, 50% dos casos envolvem o uso de bebidas e drogas, dos quais cerca de 5% também envolve alcoolismo ou dependência química da vítima. Cerca de 60% das agredidas retomam o convívio com o agressor em razão da falta de amparo financeiro e da dependência psicológica.
Entrevistada: Secretária em Exercício Sandra Nascimento