Governo homenageia capoeiristas do Amapá
Nesta segunda-feira, 7, o governador do Amapá, Waldez Góes, entregará 45 certificados em homenagem ao trabalho de promoção da igualdade racial, social, esportiva e cultural desenvolvida pelo segmento da capoeira no Estado. A homenagem acontece em alusão ao Dia Estadual do Capoeirista e do Mestre de Capoeira, comemorado em 30 de junho. A data foi instituída pela Lei nº 1.678/2012.
Atualmente, a capoeira é praticada em cerca de 75% do Estado, abrangendo mais de 7 mil integrantes diretos, que atuam, em sua maioria, em grupos filiados à União dos Capoeiristas do Amapá (Unicap), entidade atuante desde 2004.
A solenidade acontecerá às 15h, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, e tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de resgate social, inclusão, educação e cidadania desenvolvido pelos profissionais que compõem o movimento no Amapá. Na ocasião, os representantes do segmento entregarão ao chefe de Estado a carta de intenções de valorização da capoeira.
O governo do Estado apoia e articula estas atividades por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro).
Sugestão de Entrevistados:
Waldez Góes (governador do Estado);
Núbia Souza (secretária Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes);
Maria da Capoeira (representante da União dos Capoeiristas do Amapá).