I Seminário de Ouvidorias, Transparência e Acesso à Informação do Amapá
Nesta quinta-feira, 10, o Amapá será sede do I Seminário de Ouvidorias, Transparência e Acesso à Informação. O evento ocorrerá de 8h às 12h, no auditório do Museu Sacaca. O evento é realizado pela Rede de Ouvidorias do Estado em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e visa fortalecer e fomentar as ouvidorias locais, além de incentivar a participação da sociedade na gestão pública.
Três grandes profissionais do segmento em âmbito nacional participarão do seminário, apresentando painéis acerca da temática e socializando suas experiências na área. O ouvidor geral da União, Gilberto Waller, tratará do papel das instituições nos Estados e da rede nacional, a qual o Amapá aderiu no ano de 2015. Marcos Caminha, ouvidor do Maranhão, socializará as experiências de seu Estado, que saltou de nota 0 para 10 na Escala Brasil Transparente. O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Roberto Amoras, também estará presente.
O titular da Controladoria-Geral do Estado do Amapá (CGE), Otni Alencar, explanará sobre o atual cenário de transparência e de acesso à informação no Estado.
E-Ouv
Durante o evento, será lançado o e-Ouv, sistema eletrônico de integração, cedido pela CGU. Além de tornar mais rápida a comunicação entre as ouvidorias, a ferramenta encurta o caminho do usuário que deseja se manifestar.
Rede de Ouvidorias
A CGE aderiu ao programa de fortalecimento de ouvidorias da Controladoria Geral da União em 2015. Desde então, foi criada a Rede Estadual de Ouvidorias, formada pela Companhia de Água e Esgoto, Agência de Fomento do Amapá, Companhia de Eletricidade do Amapá, Instituto de Pesos e Medidas, Defensoria Pública do Amapá, das Secretarias de Estado da Justiça e Segurança Pública e da Educação, Tribunal de Contas do Estado e Controladoria Geral do Estado.
O atendimento à imprensa será realizado de 8h às 8h20.
Sugestão de Entrevistados:
Otni Alencar (controlador geral do Estado do Amapá);
Marcos Caminha (ouvidor do Maranhão);
Gilberto Waller (ouvidor geral da União);
Roberto Amoras (presidente do Conaci).