Curso básico de piscicultura para empreendedores e acadêmicos
O Governo do Estado Amapá atua para fomentar e fortalecer a atividade de piscicultura no Estado. Neste sentido, por meio da Agência de Pesca do Amapá (Pescap) e Escola de Administração Pública (EAP) vai promover o Curso Básico de Piscicultura, que terá aula inaugural na próxima segunda-feira, 14, a partir das 8h, no auditório da EAP.
O curso acontece de 14 a 18 de agosto e contará com a participação de 50 alunos, oportunizando empreendedores do ramo de piscicultura e acadêmicos da área.
O curso será dividido em três módulos e contará com aulas teóricas e práticas, totalizando uma carga horária de 40 horas. Os profissionais que ministrarão o curso são mestres, especialistas e técnicos da Pescap e da Agência de Fomento do Amapá (Afap).
O módulo I será ministrado no dia 14 de agosto e agregará explanações acerca do associativismo, cooperativismo, linhas de crédito, higiene e manipulação de pescado.
No módulo II, as temáticas abordadas durante o dia 15 de agosto serão: piscicultura, tipos de cultivo, espécies cultivadas, definição de local para implantação, construção, manutenção e povoamento dos viveiros.
O terceiro e último módulo ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de agosto. Nos dois primeiros dias, ainda de forma teórica, as aulas tratarão sobre qualidade da água, manejo de cultivo, alimentação de peixes, manejo sanitário (profilaxia) e despesca.
O último dia de curso, 18 de agosto, será dedicado à parte prática da capacitação. Os participantes irão até a propriedade chamada Açaizeiro, localizada na Rodovia Duca Serra. Na ocasião, os alunos aprenderão mais sobre o uso correto de equipamentos, anatomia e fisiologia das espécies, diagnósticos de enfermidades, parasitoses e bacterioses mais comuns na atividade piscicultora do Estado.
Sugestão de entrevista
Clésio Cardoso – diretor presidente da Agência de Pesca do Amapá (Pescap)
Anderson Garcia - engenheiro de pesca, especialista em agronegócio (ministrante do curso)