Painel Político para Curso de Comando e Estado-Maior do Exército
O Painel Político no Estado do Amapá visa proporcionar aos discentes do curso de Comando e Estado Maior do Exército (CCEM) e pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM) uma visão de Estado sob ponto de vista do governador, secretariado e Universidade Federal do Amapá, com ênfase na expressão política: visão estratégica, possibilidades e desafios, dentre outros aspectos, relacionados a questões de administração pública e outros tópicos que permitam formar um panorama do Estado dentro da expressão política, com possíveis impactos para a segurança e defesa.
A intenção é oferecer subsídios aos discentes para futuros trabalhos de comando e assessoria de alto nível, tanto no planejamento de operações militares quanto no estudo de problemas estratégicos.
O CCEM, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), será ministrado para 35 oficiais superiores, entre majores e tenentes-coronéis com mais de 20 anos de serviço e visa preparar os futuros chefes militares e assessores de alto nível do Exército com aulas sobre Política, Geopolítica, Relações Internacionais e Estratégia. Além disso, o curso habilita oficiais à promoção ao posto de oficial-general. O ingresso ocorre por meio de seleção institucional e intelectual, com questões complexas de análise de História e Geopolítica.
A ECEME possui também um curso de Pós-graduação em Ciências Militares, para militares e civis, com mestrado acadêmico e doutorado em Ciência Militares recomendados pela Cape e regularizados pelo MEC.
Sugestão de entrevistados
Waldez Góes- governador do Estado do Amapá
Cel. Lauro Ferreira da Silva Júnior - coordenador do CCEM