Encontro define últimos preparativos da Operação Gota
Nesta segunda-feira, 11, a partir das 16h, um encontro entre a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), militares da Força Aérea Brasileira (FAB), profissionais da Saúde Indígena e prefeitura do município de Amapá, definirá os últimos detalhes para a realização da Operação Gota no Estado. A reunião ocorre no gabinete da SVS, na Rua Tancredo Neves, bairro São Lázaro.
A ação, que foi antecipada e ocorrerá entre os dias 15 e 17 de setembro, atenderá 500 moradores da comunidade do Sucuriju e aldeias indígenas. Além da vacinação, serão ofertados outros serviços de saúde, como consultas médicas e odontológicas. O Governo do Amapá abastecerá a equipe de profissionais do Município com mais de 20 tipos de vacinas. A aeronave do Ministério da Defesa sairá de Amapá, junto com os profissionais que executarão a ação.
Operação Gota
Iniciada em maio deste ano, a Operação Gota leva vacinação até as populações ribeirinhas, rurais e indígenas de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) dos Estados do Amazonas, Pará, Amapá e Acre.
Ao longo de seis meses, estão sendo realizadas 16 missões, distribuídas em 157 dias e 488 horas de voo.
Sugestão de entrevistados:
Dorinaldo Malafaia – superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá
Tenente Aristides – comandante da operação (Força Aérea do Amazonas)
Adervan Frans Mira – secretário de Saúde do município de Amapá