Amapá sedia Congresso Regional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro
Na manhã desta quarta-feira, 20, tem início no Amapá, o III Congresso Regional-Norte, que faz parte da 3ª ação deste ano da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla). O evento segue até quinta-feira, 21, com palestras e mesas-redondas que abordarão o tema “Combate Efetivo à Corrupção no Brasil: é possível?”.
O evento é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado do Amapá (CGE), em parceria com a Coordenação Geral da Ação, composta pela Advocacia-Geral da União (AGU) e Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul.
O Amapá foi escolhido pela AGU para sediar o evento. O objetivo do encontro é criar estratégias e diretrizes que possibilitem a integração entre as diversas instituições de controle e as advocacias estaduais, os ministérios públicos de todas as esferas, os órgãos de controle interno e externo e as polícias, para atuarem na prevenção e combate a tais práticas ilícitas no Brasil.
As palestras e mesas-redondas terão como ministradores o coordenador da Estratégia e advogado da União, Pedro Soares; a secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, Cláudia Taya; o titular da Procuradoria-Geral do Amapá, Narson Galeno; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amapá (OAB/AP), Auriney Brito; e o titular da CGE, Otni Alencar.
Os assuntos tratados serão: o contexto teórico em que está inserida esta terceira ação da Enccla em 2017; Ética e Integridade para um novo Brasil; Acordo de Leniência; Combate à Corrupção e o Respeito ao Devido Processo Constitucional; e Processo Administrativo de Responsabilização.
Além dos palestrantes, estarão presentes no evento o governador do Amapá, Waldez Góes, o vice-governador Papaléo Paes; a procuradora do Estado Rio Grande do Sul, Adriana de Mello; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, Ricardo Soares; o presidente do Ministério Público do Amapá, Márcio Augusto Alves; o presidente da OAB/AP, Paulo Campelo; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Carlos Barbosa; e a deputada estadual, Marília Góes, dentre outras autoridades e sociedade civil.
O congresso é aberto ao público, mas tem como alvo gestores, representantes dos órgãos de controle e afins. A programação acontecerá no auditório do Serviço Social da Industria do Amapá (Sesi/AP), no bairro do Trem, pela manhã.
O atendimento à imprensa será feito de forma coletiva, de 8h às 8h30, antes do início da programação.
Sugestão de entrevistados:
Waldez Góes, governador do Amapá;
Pedro Soares, coordenador da Enccla e advogado da União;
Otni Alencar, controlador-geral do Estado do Amapá.