Dia da Inclusão Social e Profissional da Pessoa Com Deficiência e Reabilitados do INSS
O Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas Com Deficiência e Reabilitados do INSS ocorre nesta sexta-feira, 29, das 8h às 13h, na área interna do Serviço Social de Aprendizagem Comercial (Senac). No Amapá, a programação é organizada pelo Governo do Estado. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), é quem coordena o evento, que conta com a participação de cerca de 30 parceiros. Serão oferecidos atendimentos nas áreas da saúde, educação, cidadania, entre outros serviços. O tema do evento é “Não Existe Deficiência que Impeça a Inclusão”.
Na área da saúde, haverá atendimentos de massoterapia, verificação de pressão arterial, acupuntura auricular, reiki, quiropraxia, emissão de laudo e orientação ao trabalhador, inscrição para acesso à prótese, profilaxia e exame clínico bucal, vacinação e serviços de promoção à saúde, testagem rápida e orientação nutricional, prevenção de possíveis intercorrências, inscrição para PCCU e sorteio de testes de audiometria ocupacional.
Os serviços de cidadania oferecidos serão palestras e orientação ao trabalhador, inscrição eleitoral, emissão de 2ª via do título, revisão e transferência de título, emissão da 1ª e 2ª vias de RG, 2ª via de CPF e Cartão do SUS, palestra e orientação beneficiária do INSS, oficina de biscoito e elaboração de currículo, divulgação dos cursos e pré-matrícula e ainda apresentação dos alunos com deficiência, emissão do cartão de estacionamento para deficiente e idoso, corte de cabelo e aplicação de argila, emissão da carteira de trabalho e orientação jurídica, sorteio de um dia de beleza, limpeza de pele, cadastro, oferta de vagas de emprego e seguro desemprego, além de oficina de artesanato voltada à Pessoa com Deficiência (PCD). Quanto ao atendimento na área da educação, terá apresentação da brinquedoteca e materiais didáticos, e ainda apresentação cultural e intérpretes de libras.
Sugestão de Entrevistados:
Luciana Araújo, secretária do Trabalho e Empreendedorismo
Representantes do MPT/AP, MTE/AP, Conselho e da Associação das Pessoas com Deficiência do Amapá.