Governo vai lançar o Selo Amapá-produtos do meio do mundo
O governo do estado do Amapá tem trabalhado para fortalecer a economia amapaense, apresentando mecanismos que valorizam as potencialidades locais. E, para ofertar um ambiente ainda mais favorável aos negócios, vai lançar nesta semana o selo de origem- Selo Amapá: Produto do Meio do Mundo, uma certificação que agrega valor aos produtos produzidos no território amapaense, traduzindo as belezas e riquezas incomparáveis da biodiversidade amazônica, em particular do Estado do Amapá. Além disso, a marca também vai elevar o status a níveis de produtos diferenciados e mais competitivos no mercado mundial.
O selo será identificado como “PRODUTO DO MEIO DO MUNDO- AMAPÁ- AMAZÔNIA-BRASIL”. Com a finalidade de fortalecer as características e identidades geográfica, histórica, ambiental, cultural, social e econômica das regiões produtoras do Estado do Amapá, será uma marca que vai permitir o reconhecimento nacional e internacional dos produtos produzidos no Amapá, especialmente os oriundos da Zona Franca Verde de Macapá e Santana. Além de agregar valor à produção local, o fortalecimento na geração de trabalho e renda nas produções industriais do Estado, também serão benefícios do Selo Amapá.
O Selo de Origem – Produtos do Meio Mundo foi elaborado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e turismo do Amapá (Fecomércio), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), fortalecendo a parceria público/privada na busca de um único objetivo que é a valorização das potencialidades amapaenses.
O selo será concedido às Empresas interessadas, que cumpram os requisitos legais exigidos para o funcionamento das atividades empresariais voltadas para o seu local de produção e beneficiamento.
Os requerimentos de concessão de Certificado de Selo de Origem deverão ser apresentados por empresário individual, Micro e Pequena Empresa ou sociedade empresária, junto á Agência Amapá, que terá prazo de 5 (cinco) dias úteis para a análise de documentos e concessão de certificado.
O Selo Amapá terá validade de 24 (vinte e quatro) meses contados da data de sua expedição. Cerca de 24 empresas amapaenses já iniciaram o processo para a inserção do selo nas embalagens de seus produtos.
Valorize o que é da nossa gente!
Juntamente com o lançamento do selo de Origem – Produtos do Meio Mundo, o governo vai dar início à Campanha “Valorize o que é da nossa gente”, que terá dois focos principais, o primeiro é incentivar os produtores a valorizarem seus produtos, inserindo o selo em suas embalagens e também e elevar o status a níveis de produtos diferenciados e mais competitivos no mercado local, nacional e internacional. O segundo foco é o consumidor, que será orientado a comprar preferencialmente os produtos que tenham o Selo de Origem Selo Amapá – Produtos do Meio Mundo.
A produção com conceito diferenciado é a proposta do governo do Estado para conquistar os consumidores, aquecer a economia e tornar o Amapá ainda mais forte.
SUGESTÃO DE ENTREVISTADOS:
GOVERNADOR WALDEZ GÓES
Diretor-presidente da Agência Amapá - ELIEZIR VITERBINO