Seminário - Avaliação Parcial dos Projetos Apoiados pelo Programa de Pesquisa para o SUS
Dando continuidade à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), acontece nesta quarta-feira, 25, no auditório do Conselho Regional de Medicina, o Seminário do Programa de Avaliação Parcial dos Projetos Apoiados pelo Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS/AP. O evento é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) - instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).
O programa tem objetivo de apoiar atividades de pesquisa, mediante o aporte de recursos financeiros, a projetos que visem promover o desenvolvimento científico, tecnológico, ou de inovação da área da saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a solução de problemas prioritários de saúde da população amapaenses.
Nos Estados, as Fundações de Amparo à Pesquisa são os agentes executores do Programa. Cabe a elas, em parceria com as respectivas secretarias estaduais, lançar as chamadas públicas para seleção de projetos de pesquisa em temas considerados para o sistema local de saúde. No Amapá, a Fapeap lançou a 4ª edição do PPSUS em 2016, com financiamento de 11 projetos de pesquisa. A vigência dos projetos é de dois anos com a execução sendo acompanhada através de relatórios técnicos e financeiros, bem como seminários dos resultados parciais.
Sugestão de entrevistados:
- Mary Guedes – diretora presidente da Fapeap
- Rosimeire Trindade- coordenadora científica da Fapeap
Confira a programação:
Programação:
8h - 8h50 – Abertura do Seminário
-Composição da mesa de abertura ( FAPEAP, SESA, SETEC, MS, CNPq)
-Composição da Mesa de Especialistas para avaliação
9h– Início da apresentação e avaliação dos projetos apoiados pelo Programa PPSUS: Gestão Compartilhada em Saúde, Edição 2015/2016.
9h – 9h20 - Ariely Nunes Ferreira de Almeida - Etiologia da Leishmaniose Cutânea no Estado do Amapá, Brasil.
9h25 – 9h45 - Fred Júlio Costa Monteiro - Monitoramento dos vírus Dengue, Chikungunya e Zika em Aedes (Stegomya) aegypti (Diptera: Culicidae) (Linnaeus, 1762) no município de Macapá, Amapá, Brasil
9h45 – 10h15 - Considerações da Banca
10h30 – 10h50 - Deyse de Souza Dantas - Estudos moleculares visando a caracterização etiológica de vírus: estudo da ocorrência e identificação dos sorotipos virais da dengue em doadores de sangue em um hemocentro na Amazônia brasileira.
10h55 -11h15 - Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida - Desenvolvimento de formulações biocida e repelente em sistema polimérico nanoestruturados de óleos essenciais de espécies Asteraceae.
11h20 – 11h40 - Fernando Antônio de Medeiros - Determinação do teor de ferro e outros metais (zn, cu, mn, mg, pb) nas folhas e na tintura de Arrabidaea chica Verlot e avaliação da eficácia terapêutica da tintura na anêmica ferropriva em modelos animais (ratos).
11h40 – 12h10 - Considerações da Banca
14h – 14h20 - Júlio César Sá de Oliveira - Avaliação da qualidade microbiológica do pescado comercializado em Macapá- AP através da técnica de multiplicação genômica (PCR) como alternativa de diagnose para implantação e melhoria do programa de monitoramento da qualidade de alimentos do Estado do Amapá.
14h25 -14h45 - Francisco Fábio Oliveira de Sousa - Implementação e Avaliação do Impacto do Monitoramento Plasmático de Fármacos em Pacientes Renais.
14h50- 15h10- Rafael Pires Moreira - A ação das micropartículas sobre resposta inflamatória em células endoteliais vasculares humanas: Efeitos no surgimento das doenças vasculares e suas complicações no Diabetes Mellitus.
15h15 – 15h55 - Considerações da Banca.
16h15 – 16h35 - Amanda Alves Fecury - Caracterização epidemiológica dos pacientes vítimas de queimaduras no Estado do Amapá, atendidos no Hospital de Emergências.
16h40 – 17h - Maycon Sousa Pegorari - Doenças Crônicas, Fragilidade e Sarcopenia entre Idosos de Macapá-AP.
17h5min – 17h25min - Maria Helena Mendonça de Araújo - Centro Amapaense de Toxicologia (CEATOX): Implantação de uma Central de Atendimento.
17h25min – 17h55min - Considerações da Banca
18h – Considerações finais.