Programação em memória às vítimas de acidentes de trânsito
Ocorrerá nos próximos dias 18 e 19 de novembro, sábado e domingo, a programação em memória às vítimas de acidentes de trânsito. Homenagear entes queridos, conscientizar a população sobre os cuidados ao dirigir e concretizar uma política pública de prevenção a esse tipo de acidente estão entre os objetivos do evento.
As atividades serão realizadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), junto com parceiros como o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Policiamento Rodoviários Estadual (BPRE), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Samu estadual e municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Diocese de Macapá, Guarda Municipal de Macapá, Secretaria de Estado da Justiça e Segurança pública (Sejusp), Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), Delegacia Especializada de Trânsito (Deatran), Polícia Técnico-científica (Politec), Hospital de Emergências (HE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
No sábado, 18, as ações serão concentradas na Praça Floriano Peixoto com homenagens das autoridades da saúde, do trânsito e da segurança pública. Familiares de vítimas fatais também prestarão homenagens aos seus entes queridos. Em seguida, a banda do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Municipal realizarão apresentações. Ocorrerá também uma mini palestra para um trânsito mais seguro no ônibus do Detran, que ficará estacionado na praça.
Haverá ainda, como atividade educativa, a distribuição de mudas ornamentais, frutíferas e medicinais simbolizando a valorização e o cuidado com a vida. Outro ponto na programação que busca chamar a atenção da sociedade é a oficina de origami com a confecção e distribuição de 1 mil Tsurus pela praça como um gesto de amor ao próximo, com base na “lenda do Tsuru”, na qual relata que ao distribuir 1 mil origamis se tem um desejo realizado.
No domingo, 19, será a vez da realização da missa em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito. O ato religioso ocorrerá a partir das 19h, na Catedral da São José, na Rua General Rondon, no Centro de Macapá.
Sugestão de entrevistados:
Dorinaldo Malafaia, superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá
Emanuel Bentes, diretor executivo da SVS