Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Amapá participa do Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Por Da Redação (SECOM)
01/12/2017 16h00
Abertura: 01/12/2017 16h00
Encerramento: 01/12/2017 18h30
Local: Parque da Fortaleza de São José e Praça Floriano Peixoto
Endereço:
Contatos: Júlio Miragaia – 98103-7170

O Governo do Amapá participará da programação em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Aids nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro. As equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (IST/Aids), constroem junto com outros parceiros como o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Prefeitura de Macapá e Prefeitura de Santana, dentre outras organizações, um dia de ações no centro da capital amapaense com o tema "AIDS. É Melhor Saber!”

A partir das 16 horas inicia um passeio ciclístico que percorrerá a orla de Macapá com saída do Parque da Fortaleza de São José com chegada na praça Floriano Peixoto onde acontecerá uma ação com a realização de testes rápidos e um ato simbólico.

Campanha

A campanha tem como slogan “AIDS: É Melhor Saber!” e traz como foco o incentivo ao diagnóstico e tratamento precoce da infecção.

No Amapá, de acordo com os dados do SICLOM, existem 2.181 pessoas que têm diagnóstico positivo para o vírus do HIV, e 402 não estão devidamente em tratamento, porém a estimativa de pessoas que nunca realizaram um teste é de 630.000 pessoas, e deste número 378 podem estar infectados.

A SVS distribuiu até o mês de novembro de 2017 milhares de testes rápidos para diagnóstico do HIV para os 16 municípios do Estado, e anualmente vem capacitando cerca de 40 profissionais da saúde para a realização do procedimento.

A pesquisa Pop Brasil, coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, apresentou dados atualizados referentes ao uso de preservativos por capital, onde o Amapá contribuiu na pesquisa, tendo profissionais da SVS na apuração dos dados. 

Conforme a pesquisa referente ao uso de preservativo nas relações sexuais, Macapá é a terceira capital onde há maior uso rotineiro do instrumento de prevenção com 63,1%  e é a segunda capital onde os entrevistados mais declararam usar camisinha na última relação com 63,1%.

Sugestão de entrevistados

Aline Miranda Campos - assistente social da UDT da SVS

Virgínia Moreira - responsável pelas atividades do SAE/CTA