GEA capacita profissionais da assistência social sobre o Programa Criança Feliz
De 4 a 8 de dezembro, o Governo do Estado do Amapá (GEA) promove uma capacitação sobre o Programa Criança Feliz, tendo como público alvo cerca de 40 profissionais da assistência social, que atuam nos municípios de Cutias do Araguari, Ferreira Gomes, Laranjal do Jarí, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.
A programação será voltada ao eixo “Guia de Visita Domiciliar”. O evento será coordenado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), e acontecerá pela manhã (de 8h às 12h) e à tarde (de 14h às 18h), no auditório do Projeto Minha Gente, na zona norte de Macapá.
Serão ministradas palestras, e desenvolvidas atividades de sensibilização, estudos de caso, planejamento de visitas, dramatização e rodas de conversa. O evento contará com a presença de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, através de ações intersetoriais das políticas de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos.
O programa e adesão do Amapá
O Criança Feliz foi instituído no ano passado, coordenado pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano (SNPDH) do Ministério de Desenvolvimento Social, tendo como fundamento a Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 – Marco Legal da Primeira Infância. O Programa prevê a realização de visitas domiciliares e a articulação intersetorial para o atendimento de demandas identificadas nas visitas.
O Amapá aderiu ao Programa Criança Feliz em fevereiro deste ano, em solenidade no Palácio do Setentrião, sede do Executivo Estadual. No decorrer do ano, somente os cinco municípios acima citados também fizeram a adesão, e agora, os supervisores e visitadores municipais do programa, assim como coordenadores municipais e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) receberão esta capacitação para executar as ações em âmbito local.
Sugestão de entrevistados:
Nazaré Farias, gestora da Sims;
Roberta Souza, consultora técnica da SNPDH/MDS;
Profissionais dos municípios alcançados pela capacitação.