Amapá torna-se zona livre de aftosa com vacinação
Nesta terça-feira, 5, o Amapá receberá o certificado de área livre de febre aftosa com vacinação. O documento será assinado e entregue pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, durante solenidade no auditório do Sebrae/Macapá, a partir das 9h30.
O reconhecimento nacional é resultado de um esforço do Governo do Amapá na imunização de bovinos e bubalinos em todo o Estado. Trata-se de um passo importante para a comercialização de carne aos mercados nacional e internacional. A mudança de status ocorre sete meses depois que o Amapá passou da classificação de alto risco para médio risco para aftosa.
Com a nova certificação, ao se tornar uma zona livre de febre aftosa, o Amapá poderá preparar-se para comercializar carne nos mercados nacional e internacional. Além disso, os pecuaristas poderão investir em técnicas para melhoria a genética do rebanho, como a inseminação artificial em bovinos e bubalinos.
Para manter o Amapá como uma área livre de febre aftosa, as campanhas de imunização continuarão em 2018 e 2019, por uma questão de controle e segurança. A expectativa é que, em maio de 2018, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) faça o reconhecimento internacional da condição sanitária do Amapá.
O ATENDIMENTO À IMPRENSA OCORRERÁ ÀS 9h30, ANTES DO INÍCIO DO EVENTO.
Sugestão de entrevistados
Waldez Góes – Governador do Amapá
Blairo Maggi - Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
José Renato Ribeiro – diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro)