Habilitados no Amapá Jovem apresentam documentos a partir desta terça-feira, 19
Inicia nesta terça feira, 19, a apresentação de documentos dos jovens habilitados ao Programa Amapá Jovem. As consultas iniciaram na segunda feira, 18, pelo site www.juventude.ap.gov. Os cadastrados passaram por um filtro realizado pelo sistema do Centro de Gestão em Tecnologia da Informação, (Prodap), que considerou os critérios estabelecidos pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) para a seleção.
Entre as exigências estão a faixa etária de 15 a 29 anos, possuir renda familiar de até dois salários mínimos, não possuir vínculo empregatício, estar em situação de vulnerabilidade social e ser ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico).
Obedecendo a Leis da Assistência Social, os nomes dos habilitados não serão divulgados numa lista, para não expor jovens em vulnerabilidade social. A divulgação ocorre como no Exame Nacional do Ensino Médio. O candidato consulta o site www.juventude.ap.gov.br, preenche os dados e verifica o status da inscrição que pode ser habilitado, cadastro em análise e incompatível.
Os habilitados vão ser direcionados aos polos de atendimento do Amapá Jovem em todo o Estado para a apresentação da documentação. As informações declaradas na inscrição feita pela internet precisam ser confirmadas para que o beneficiado seja incluído no programa.
Os beneficiados do Amapá Jovem vão participar de cursos profissionalizantes, oficinas de arte e cultura, aulas de cidadania e atividades esportivas. Cada participante receberá um auxílio de R$ 120, além de uniforme e passe livre escolar.
Sugestão de entrevistados:
Joelma Santos - secretária de Estado de Juventude (Sejuv)
Nazaré Farias - secretária de Inclusão e Mobilização Social (Sims)
Lutiano Silva – presidente do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap)