Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Ano letivo inicia na rede estadual com nova ferramenta de controle

Por Da Redação (SECOM)
19/02/2018 08h30
Abertura: 19/02/2018 08h30
Encerramento: 19/02/2018 09h00
Local: Escola Estadual Coelho Neto. Endereço: Av. Clodóvio Coelho, 124 - Buritizal, Macapá
Endereço:
Contatos: Minália Trugillo (96) 99112-2028 / Paula Monteiro (96) 99160-4408

O ano letivo 2018 iniciará em 266 escolas da rede estadual de ensino nesta segunda-feira, 19. O número representa 68% dos 394 estabelecimentos de ensino da rede. As instituições da rede pública começam as atividades com uma novidade: o Cartão Escola. Trata-se de um cartão magnético, que permitirá aos gestores escolares adquirirem gêneros alimentícios para a merenda, materiais didáticos e de consumo em geral e manutenção das unidades de ensino, será lançada na abertura do ano letivo na rede estadual, na Escola Coelho Neto.

O Cartão Escola já foi entregue e está sendo administrado pelo gestor adjunto das unidades escolares. O governo já repassou o recurso de merenda e manutenção, no último dia 9, referente ao mês de fevereiro. Esse é o primeiro repasse do ano.

No dia 10 de cada mês, o Cartão Escola terá saldo disponível para compras e serviços necessários ao funcionamento da unidade. O recurso a ser creditado será calculado com base no censo escolar, ou seja, por quantidade de alunos. O valor é exatamente igual ao que seria creditado em conta corrente. Só que, agora, por cartão magnético.

Esse ano, a prestação de contas e monitoramento também serão mais céleres. O Caixa Net, sistema de prestação de contas da Secretaria de Estado da Educação (Seed), passa por uma reformulação e, em 60 dias, será relançado, pelo Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap) e Secretaria de Educação. O gestor adjunto terá 24 horas para digitalizar a nota e cupom fiscal das aquisições feitas para a escola, e inseri-las no sistema.

A medida visa reforçar o controle e a transparência na administração dos recursos da educação.

Volta às aulas

Entre as unidades que começarão as aulas estão as escolas Antônio Coelho Neto; Augusto dos Anjos; Antônio João; Irmã Santina Rioli e a Escola Modelo Guanabara, em Macapá. As outras 128 escolas terão o início das aulas em datas diferentes por conta do encerramento do Calendário Escolar 2017 e de manutenções prediais.

As aulas também vão iniciar no interior do Estado, a exemplo dos municípios de Santana; Mazagão; Serra do Navio; Tartarugalzinho; Laranjal do Jari e Ferreira Gomes. Outras unidades terão o início das aulas em outras datas por conta de situações específicas de cada escola.

O ano letivo nas oito escolas do Novo Saber (Tempo Integral) terá início no dia 5 de março.

Para 2018, o governo investirá até R$ 74 milhões distribuídos em serviços de manutenção predial, reforma em parque elétrico, aquisição de equipamentos, climatização, ampliação do sistema de vigilância monitorada para o interior do Estado, entre outros investimentos.

 

Sugestão de entrevistados:

Waldez Goés – governador do Amapá

Goreth Sousa – secretária de Estado da Educação