Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena

Por Da Redação (SECOM)
02/03/2018 14h00
Abertura: 02/03/2018 14h00
Encerramento: 04/03/2018 18h00
Local: Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (Cifpa), localizado na Rod
Endereço:
Contatos: Minália Trugillo (99112-2028) e Paula Monteiro (99160-4408)

O governo do Estado vai promover um amplo debate sobre os principais avanços e desafios encontrados na educação indígena do Amapá, durante a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena- Coneei (Amapá / Norte do Pará). O evento será realizado nos dias 2, 3 e 4 de março, de 8h as 12h e das 14 às 18h, no Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (Cifpa), em Santana. Mas, a abertura será às 14h nesta sexta-feira, 2.

Com o tema “Regime de Colaboração, Participação e Autonomia dos Povos Indígenas”, educadores, professores, estudantes e lideranças indígenas irão avaliar os avanços das metas estabelecidas na I Conferência, realizada em 2017. Também serão discutidas políticas públicas para a educação escolar indígena em todas as esferas governamentais.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) organizou uma programação com palestras, plenária e escolha dos delegados para a etapa nacional, além de apresentações culturais. O objetivo do encontro é consolidar ações que reafirmem o direito à educação escolar indígena respeitando suas especificidades (bilíngue/multilíngue), com ampliação do diálogo para o fortalecimento do protagonismo indígena.

As discussões estão pautadas em cinco eixos centrais: I – Organização e Gestão da Educação Escolar Indígena; II – Práticas Pedagógicas Diferenciadas na Educação Escolar Indígena; III – Formação e Valorização dos Professores Indígenas; IV – Políticas de Atendimento à Educação Escolar Indígena na Educação Básica; V – Ensino Superior e Povos Indígenas.

Sugestão de entrevistado:

Pedro Henrique Gabriel- gerente do Núcleo de Educação Indígena da Seed