Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Acolhimento de novos estudantes marca início do ano letivo nas Escolas do Novo Saber

Por Da Redação (SECOM)
05/03/2018 13h20
Abertura: 05/03/2018 13h20
Encerramento: 05/03/2018 00h00
Local: Escola Estadual Tiradentes- R. Santos Dumont, 128 , esquina com AV. FAB
Endereço:
Contatos: Minália Trugillo (96) 99112-20228 Caroline Mesquita (96) 99151-9106

As oito Escolas do Novo Saber, localizadas em Macapá e no município de Santana, vão iniciar o ano letivo 2018 nesta segunda-feira, 5 de março. Nos dias 5 e 6, os estudantes novatos passarão por acolhimento, quando conhecerão o modelo de ensino de tempo integral. 

Os novos estudantes vão saber como funciona o projeto pedagógico utilizado nas Escolas do Novo Saber e a rotina escolar, tirar dúvidas e participar das atividades de integração e reflexão sobre as suas expectativas. A programação terá início às 13h20. O acolhimento para os pais e responsáveis dos estudantes novatos será somente no dia 5 de março, de 17h as 19h.

Na terça-feira, o dia letivo ainda será apenas os novatos, das 7h30 às 14h. Já na quarta-feira, os veteranos iniciam às aulas, no horário normal. 

A recepção será feita pelos jovens veteranos das 8 escolas, assessoras pelos protagonistas do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), egressos das escolas de tempo integral de Pernambuco. Eles trocarão vivências escolares, falarão sobre o modelo de ensino e desenvolverão dinâmicas para receber os novos estudantes.

Em 2018, a rede estadual ofertará o ensino médio integral para cerca de 2 mil estudantes. No Amapá, a metodologia é aplicada no Colégio Amapaense, nas escolas estaduais José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes, em Macapá; e Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves, em Santana.

As Escolas do Novo Saber, além de cuidar dos estudantes, valorizam os educadores engajados em oferecer um ensino com mais qualidade na rede pública e, assim, aumentar os índices educacionais. O modelo visa garantir mais dinamismo às aulas com conhecimentos integrados para o melhor desenvolvimento intelectual e social dos estudantes, além de dar todo suporte oferecido a eles para traçarem seus projetos de vida.

As escolas de tempo integral estão recebendo pequenos reparos, a fim de garantir a funcionalidade dos prédios e melhorar os ambientes para as atividades estudantis, na volta às aulas, como a instalação e ampliação de escovódromos, reposição de torneiras, pias, sanitários e reparos em vazamentos nos banheiros, além da limpeza das unidades.

Nos próximos meses, serão feitas ampliações e outros serviços de maior intervenção nos refeitórios, adaptações na rede elétrica para instalar equipamentos nos laboratórios, entre outros.

 

Sugestão de entrevistado

Goreh Sousa- Secretária de Estado da Educação