GEA garante apoio financeiro às Apaes
O Governo do Estado do Amapá (GEA) assina nesta segunda-feira, 28, o Termo de Fomento no valor de R$ 4,5 milhões, destinado à rede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Serão beneficiadas as unidades da Macapá, Vitória do Jari, Laranjal do Jari e Santana.
O valor total do Termo, que será oficializado entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Apae de Macapá, será dividido em oito parcelas a contar da assinatura do documento. O aporte financeiro subsidiará a contratação de pessoal para o atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência intelectual múltipla ou transtorno global de desenvolvimento.
A Apae desenvolve trabalho com crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências múltiplas, físicas, intelectuais e Síndrome de Down. A maioria dos assistidos vive em situação de vulnerabilidade social.
A rede da Apae do Estado conta com 1.200 estudantes e atendimentos, divididos em 715 em Macapá, 140 em Vitória do Jari, 205 em Laranjal do Jari e 125 em Santana.
Em 2017, o Governo do Amapá repassou cerca de R$ 4 milhões para a rede, também através do Termo de Fomento, dividido em 8 parcelas.
Sugestão de entrevistados
Waldez Góes - governador do Amapá
Goreth Sousa - secretária de Estado da Educação