Abertura da 3ª Virada Afro Cultural em Santana
O município de Santana recebe no período de 29 de junho a 1º de julho, a terceira edição da Virada Afro Circuito Cultural Amapá Afro. O evento vai acontecer na Avenida Santana, onde será montado um corredor com exposições de literatura, gastronomia com itens produzidos nas comunidades como farinha, mel, ervas, chás, entre outros. E, também a apresentação de costumes e tradições dos povos de matriz africana, a exemplo de búzios, carta, tarô, baralho e benzedeiras, além de atrações musicais locais e nacionais.
O evento é fruto de uma parceria entre Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), e Fundação Cultural Palmares. A emenda é do deputado federal Marcos Reategui que pela terceira vez destina recursos para a realização do evento que já ocorreu em junho de 2017, na festa de réveillon na virada do ano e agora no evento em Santana.
No primeiro dia do evento a atração musical é o grupo musical Olodum. No sábado, 30, a partir de 18h, grupos culturais locais animam o público. Às 22h, sobem ao palco as cantoras Naná Martins, de Alagoas, e Grazzi Brasil, ex-participante do programa The Voice Brasil, da Rede Globo e no último dia da 3ª Virada Afro, a cantora baiana Margareth Menezes encerra a programação.
Sugestão de entrevista:
Aluisio Carvalho - secretário Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro)
Erivaldo Oliveira - presidente da Fundação Cultural Palmares