Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Circuito operacional e competição de cabo de guerra

Por Da Redação (SECOM)
05/07/2018 07h00
Abertura: 05/07/2018 07h00
Encerramento: 05/07/2018 12h00
Local: 5º Grupamento Bombeiro Militar. Av. Santana, nº 1815 - Centro - Santana (AP).
Endereço:
Contatos: ATENDIMENTO À IMPRENSA – Sgt BM Hellen Rocha: (96) 98121 - 7692

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) realiza nesta quinta-feira, 5, a competição do IV Circuito Operacional e de Cabo de Guerra. Os dois eventos fazem parte da programação da Semana do Bombeiro 2018, que promove a integração entre os bombeiros militares de todo o estado, através de eventos esportivos, bombeirísticos e sociais. As duas competições ocorrerão às 7h30 no quartel do município de Santana (5º GBM) e contará com oito equipes compostas por quinze militares, cada.

A prova do circuito operacional terá uma sequência de três fases: o primeiro integrante deverá demonstrar técnicas de salvamento em altura como ascensão na corda de salvamento, comando crawl e falsa baiana; o segundo membro deverá utilizar habilidades de combate a incêndio como a simulação de entrada forçada em ambientes de difícil acesso, seguindo para a fase de arraste de mangueira e extinção de incêndio e, logo após, resgate de vítima inconsciente; a terceira e última fase é composta por habilidades em salvamento terrestre com equipagem de EPI (Equipamento de Proteção Individual), montagem de sistema para retirada de vítima em poço e, por fim, içamento da carga. A equipe campeã será aquela que completar o desafio em menor tempo, já descontadas as penalidades, caso haja.

Já o cabo de guerra terá oito equipes participantes com quinze integrantes, cada, tendo que ter duas bombeiras por equipe. Nessa competição, os militares serão pesados e não poderão exceder 820 kg. Os confrontos serão definidos por sorteios com a presença de seus representantes.  Neste tipo de desafio, para se consagrar vitorioso é necessário decidir pela melhor estratégia. Em todas as atividades estarão participando representantes do Bombeiro Civil da Guiana Francesa.

Sugestão de entrevista:

Cap BM Elino Nunes - coordenador do IV Circuito Operacional e de Cabo de Guerra