Estudantes contarão com aplicativo que monitora qualidade da merenda escolar
Os estudantes da rede estadual de ensino público contarão com um aplicativo de celular que os ajudará a monitorar a qualidade da merenda nos colégios. O Projeto de Monitoramento da Merenda Escolar será apresentado à imprensa e gestores escolares no dia 1º de novembro, às 10h, no Centro de Valorização da Educação (Cveduc), em Macapá. O projeto é iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP) e Controladoria-Geral do Estado (CGE/AP).
A expectativa é que os trabalhos iniciem no dia 7 de novembro deste ano em seis escolas, onde serão realizadas a capacitação dos estudantes e a coleta de dados do monitoramento por meio do uso do aplicativo. Farão parte do projeto-piloto as seguintes escolas: Antônio Castro Monteiro; Augusto dos Anjos; Escola do Novo Saber Colégio Amapaense; Reinaldo Damasceno; Risalva do Amaral e Escola do Novo Saber Tiradentes, todas em Macapá.
Com o uso do aplicativo, os estudantes poderão utilizar os próprios celulares para registrar imagens e avaliar a qualidade das refeições oferecidas em suas escolas. O objetivo é melhorar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), por meio da participação e cooperação da comunidade escolar e gestores públicos responsáveis.
Sugestão de entrevista:
Goreth Sousa - secretária de Estado da Educação