I Workshop de Plantas Medicinais e Fitoterápicos
O Governo do Amapá realizará nesta terça-feira, 27, de 8h às 18h, o I Workshop de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, no Museu Sacaca, em Macapá. Organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o evento tem como objetivo apresentar o programa de implantação de plantas medicinais e fitoterápicos com seus eixos de manipulação, dispensação e capacitação. E vai apresentar dois fitoterápicos regionais e três medicamentos fitoterápicos industrializados elencados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que serão dispensados no Sistema Único de Saúde (SUS) do Amapá.
Os dois fitoterápicos regionais a serem apresentados no workshop serão fabricados pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). São eles: Andiroba (Carapa guianensis), para uso tópico indicado como anti-infalmatório e Sacaca (Croton cajucara Benth), cujo uso é feito através da Tintura Sacaca, indicada para a redução do teor de gordura no sangue (colesterol e triglicérides) e controle de distúrbios dos rins e diabetes.
Os outros três medicamentos industrializados elencados na Rename e que também serão ofertados na rede SUS do Amapá, são: Garra do Diabo (Harpagophytum procumbens), para uso oral indicado como anti-inflamatório e no tratamento da dor lombar baixa aguda e como coadjuvante nos casos de osteoartrite; Unha de Gato (Uncaria tomentosa), anti-inflamatório de uso oral e tópico utilizado nos casos de artrite reumatóide, osteoartrite (artrose) e como imunoestimulante e, Soja (Glycine max), indicado como auxiliar no alívio dos sintomas do climatério, tais como fogachos (ondas de calor) e sudorese.
Sugestões de entrevista:
Dr° Elziwaldo Lobo Monteiro – diretor do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis)
Juliane Esbizero – coordenadora do projeto