Amapá adere ao programa ‘Mulher, Viver sem Violência’
Nesta sexta-feira, 7, o Estado do Amapá passará a fazer parte do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, do governo federal. O termo de adesão será assinado pela ministra Andreza Colatto, secretária nacional de Políticas para as Mulheres; pelo governador, Waldez Góes; e pela gestora da Secretaria Extraordinária de Políticas de Mulheres (SEPM), Wellen Azevedo. A solenidade acontecerá no Palácio do Setentrião, às 15h, em Macapá.
Lançado em 13 de março de 2013, o Programa ‘Mulher, Viver sem Violência’ visa integrar e ampliar os serviços públicos existentes voltados às mulheres em situação de violência, mediante a articulação dos atendimentos especializados nos âmbitos da saúde, da justiça, da segurança pública, da rede socioassistencial e da promoção da autonomia financeira. O objetivo é proporcionar às mulheres um atendimento humanizado e completo no acesso à Lei Maria da Penha.
A iniciativa estabelece ações para a melhoria da coleta de vestígios de crimes sexuais; a transformação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da SPM em disque-denúncia para acionamento imediato da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a criação de seis centros de referência nas fronteiras secas do Brasil com a Bolívia, a Guiana Inglesa, o Paraguai e o Uruguai; e a construção da Casa da Mulher Brasileira - uma unidade desta em cada capital do país.
Sugestão de entrevistados:
Waldez Góes - governador do Amapá
Andreza Colatto - secretária nacional de Políticas para as Mulheres
Wellen Azevedo - secretária Extraordinária de Políticas para as Mulheres