Entrega do prédio do Instituto de Prevenção Hospital de Amor Amapá
Neste sábado, 15, acontece a entrega do prédio do Instituto de Prevenção Hospital de Amor Amapá. A inauguração da unidade está prevista para o primeiro semestre de 2019 e será administrada pelo Hospital de Amor através de um convênio com o Governo do Estado do Amapá (GEA) que irá custear a manutenção e funcionamento do instituto.
Quando inaugurada a unidade terá capacidade para realizar, aproximadamente 8 mil atendimentos mensais. Também fará parte desses atendimentos a unidade móvel (carreta) de diagnóstico, que irá percorrer todo o Amapá, inicialmente para a detecção de câncer de mama e colo de útero, considerados de maior incidência no Amapá. Posteriormente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o hospital pretendem habilitar outros procedimentos para o rastreamento do câncer de próstata, pele e boca, entre outros.
A obra é uma articulação do Governo do Amapá com o Hospital de Amor e bancada federal que destinou R$ 22 milhões de emenda. A contrapartida do Estado foi de R$ 3 milhões para obras de infraestrutura no entorno como instalações elétrica e hidráulica, sistema de esgoto e obras de mobilidade urbana.
Sugestões de entrevistas:
Waldez Góes - governador do Amapá
Gastão Calandrini - secretário de Estado da Saúde
Raphael Haikel - médico responsável pelas unidades externas de prevenção de câncer do Hospital de Amor
Gustavo Ruza - engenheiro da obra