Reativação do Consulado da França no Amapá
O Governo do Estado do Amapá recebe nesta segunda-feira, 29, a delegação francesa que irá reativar o Consulado Francês em Macapá. A cerimônia está marcada para às 18h30, na Rua: Tiradentes, nº 396, no bairro Centro, onde vai funcionar o consulado. Com a reativação, os vistos para a França, que têm números consideráveis de solicitações, voltarão a ser emitidos pelo Amapá. Desde que foram encerradas as atividades em abril de 2018, as emissões de vistos são feitas por Brasília (DF).
Em função da relação de cooperação transfronteiriça já estabelecida entre Amapá, no Brasil, e Guiana Francesa, na França, o Estado é o único no mundo que pode solicitar o visto apenas por envio de documentação. Pois, a solicitação presencial é obrigatória para as demais cidades.
A comitiva que virá ao Amapá é composta pelo embaixador da França, Michael Miraillet, do ministro-conselheiro, Gilles Pecassou, cônsul-geral da França em Brasília, Samuel Bouchard, diretor adjunto da AFD, Lamine Sow, adido de Defesa, cel. Charles Orlianges, adida Linguística-Cooperação Educativa, Catherine Petillon, conselheira diplomática do Prefet, Anne Suard e o chefe das Forças Armadas de Guyane – FAG, general Looten.
Sugestão de entrevista:
Waldez Góes - governador do Amapá
Tânia Maria - diretora-presidente da Agência Amapá
Delegação francesa