Primeira feira do PAA em Macapá
Nesta quarta-feira, 7, acontece a primeira feira do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Macapá. O evento será na quadra do Projeto Minha Gente, zona norte, a partir das 15h. Cerca de 20 entidades deverão receber os produtos direto da agricultura familiar. Até dezembro serão realizadas 129 feiras devendo alcançar 500 agricultores e 150 entidades, nos 16 municípios. Em Porto Grande, por exemplo, já teve nesta segunda-feira, 5. Este ano, o PAA vai injetar R$ 1,5 mi na agricultura familiar amapaense.
O PAA é um programa do Ministério da Cidadania e executado pelo Governo do Amapá que adquire alimentos direto dos fornecedores que podem ser, além de agricultores, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, pescadores, agroextrativistas, ribeirinhos, entre outros, conforme estabelecido em edital. Esses alimentos abastecem entidades da rede socioassistencial que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, bem como, da rede pública de ensino.
O Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), é quem faz a seleção dos fornecedores do PAA e das entidades socioassistenciais, através de Chamada Pública. E a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) é quem faz a seleção final das entidades através de Termo de Cooperação Técnica firmado com o Rurap.
Sugestão de entrevista:
Alba Nize Colares - secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims)
Hélio Dantas - diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap)
Darciane Gomes - coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)