Técnicos dos 16 municípios recebem capacitação para melhorar atendimento às famílias
A Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) realiza no período de 19 a 22 de agosto a primeira etapa do projeto “Apoio Técnico à Execução do Paif”. Organizado pela Coordenação de Proteção Social (CPS) e Núcleo de Proteção Básica (NPB), o evento consiste na capacitação de técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos 16 municípios, cujo objetivo é apoiar essas equipes na oferta qualificada do referido serviço.
O Programa de Atendimento Integral à Família (Paif) é o principal serviço ofertado nos Cras de forma exclusiva e obrigatória, materializando a centralidade e responsabilidade do Estado no atendimento e acompanhamento das famílias de modo proativo, protetivo, preventivo e territorializado, assegurando o acesso a direitos e a melhoria da qualidade de vida. Nesse sentido, o “Projeto de Apoio Técnico à Execução do Paif” é estratégico para colaborar com o aperfeiçoamento da atuação profissional dos técnicos dos Cras.
No Amapá, a Sims é responsável pelo monitoramento e avaliação da política de assistência social, além de assessorar os municípios em sua esfera de abrangência para o desenvolvimento e aprimoramento da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais pactuados nacionalmente.
Nessa perspectiva, a CPS, através de seu Núcleo de Proteção Básica, é responsável pelo acompanhamento dos Cras, unidade pública municipal, de base territorial localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado a articulação de serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços de proteção social básica às famílias.
Sugestão de entrevista:
Albanize Coales - secretária de Inclusão e Mobilização Social