Museu Sacaca ganha novas ambientações
O Governo do Amapá, através do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), inaugura nesta sexta-feira, 30, duas novas ambientações e reinaugura três espaços dentro da exposição a céu aberto do Museu Sacaca.
O evento, denominado “Festa dos Povos”, será de 9h às 17h, e contará com a participação de grupos de danças indígenas, com os povos de várias etnias, grupos de marabaixo e batuque de Macapá e Mazagão, teatro, exposições e pinturas indígenas, artesanato, contações de histórias, exibição de documentários, atividades físicas e visitas monitoradas.
Dos novos espaços, três ambientações foram reconstruídas e revitalizadas: as casas indígenas Wajãpi e Palikur, além da Sumaúma das Palavras. A casa indígena Wayana e Aparai, juntamente com o Espaço Multimídia, serão inéditas dentro da exposição a céu aberto do museu.
Os recursos das três casas indígenas, no valor total de R$ 56 mil, foram provenientes da contrapartida financeira que o Iepa, através do Núcleo de Arqueologia, conseguiu por garantir a preservação de materiais arqueológicos resgatados na área de impacto da Hidrelétrica de Santo Antônio do Jari.
Todas as três casas indígenas (Wajãpi, Palikur e Wayana e Aparai) foram erguidas pelos próprios povos das aldeias, e a matéria prima totalmente extraída de suas florestas.
A Sumaúma das Palavras e o Espaço Multimídia foram construídos através de parcerias com a iniciativa privada e por meio de eventos realizados pela Associação Amigos do Museu, juntamente com a coordenadoria do Museu Sacaca.
Sugestão de entrevista
Waldez Góes - governador do Amapá
Marlene Almeida - diretora-presidente do Iepa
Eclemilda Macial - secretária extraordinária dos Povos Indígenas
Jenifer Reis - professora do Cândido Portinari