Garantia de direitos da pessoa idosa será debatida em conferência estadual
A Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/AP) vão realizar no dia 2 de setembro, no auditório do Museu Sacaca, a 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Confedpi/AP). O evento é o ponto culminante das discussões e deliberações, em nível estadual, de todo o processo implementado com a realização das conferências municipais, e servirá de base para a participação do Estado do Amapá na Conferência Nacional, prevista para o ano de 2020, em Brasília.
O tema da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, será debatido na etapa estadual a partir das perspectivas dos seguintes eixos temáticos:
- Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.
- Educação: assegurando direitos e emancipação humana.
- Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da pessoa idosa.
- Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
A 5ª Confedpi/AP terá como palestrante a Maria Lúcia Secoti Filizola, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), e contará com a participação de delegados/as municipais e estaduais, destacando-se a participação de pessoas idosas de diversas instituições vinculados aos poderes públicos Municipal, Estadual e da sociedade civil.
As propostas prioritárias serão aprovadas em plenária, para que as mesmas sejam enviadas à comissão organizadora do encontro nacional. Durante a 5ª Confedpi/AP também serão eleitos 6 delegados estaduais para participarem da Conferência Nacional, em 2020.
Sugestão de Entrevista
Maria Aparecida Côrtes Machado - presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa