Lançamento do Programa de Qualificação para Exportação do Amapá
Será lançado nesta segunda-feira, 9, no auditório do Museu Sacaca, o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No Amapá, o programa está sob a gerência do governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeap).
Os atendimentos do Peiex são realizados por uma equipe técnica selecionada pela entidade executora, a Fapeap. O atendimento empresarial varia de acordo com a modalidade de trabalho, podendo durar de 14 horas a 45 horas, e não gera contrapartida financeira, cabendo à empresa selecionada arcar apenas com os custos referentes à implementação das estratégias e mudanças sugeridas pela equipe para alavancagem da competitividade no comércio internacional.
O núcleo deve atender 50 empresas no período de 24 meses. O investimento é fruto de um convênio de cooperação técnica e financeira entre a Apex-Brasil e o Governo do Amapá.
Além do atendimento do Peiex, a empresa pode contar com uma série de indicações e encaminhamentos para entidades parceiras. A importância dessa sistemática de integração das entidades é com o propósito de fortalecer o ambiente inovador e exportador do Estado, colocando o Peiex como ferramenta para a interlocução das cadeias locais de desenvolvimento com o global.
Sugestão de entrevistados:
Waldez Góes - governador do Amapá;
Jaime Nunes - vice-governador do Amapá;
Rafael Pontes - secretário de Estado da Ciência e Tecnologia;
Mary Guedes – diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap);
Edevaldo Teixeira de Abreu Filho - diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil.