Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Macapá sedia encontro técnico estadual sobre proteção social especial

Por Da Redação (SECOM)
29/10/2019 08h00
Abertura: 29/10/2019 08h00
Encerramento: 31/10/2019 18h00
Local: Museu Sacaca - Avenida Feliciano Coelho nº 1509, Trem
Endereço:
Contatos: Atendimento à imprensa: Jamaile Gurjão (96) 98106-5536

A Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), por meio de seu Núcleo de Proteção Especial (NPE), realiza no período de 29 a 31 de outubro, no auditório do Museu Sacaca, em Macapá, o Encontro Estadual de Apoio Técnico da Proteção Social Especial. O evento visa assessorar 150 técnicos municipais e estaduais atuantes nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-POP) e Acolhimento Institucional.

O encontro surgiu mediante convite da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), vinculada ao Ministério da Cidadania, para realização de um evento presencial voltado a esses profissionais. O objetivo é construir, em conjunto com os Estados, encontros estaduais da Proteção Social Especial (PSE) com a participação dos municípios, abordando os temas da PSE que possuem maiores demandas nos entes federados.

A PSE é a modalidade de atendimento socioassistencial destinada às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. Divide-se em Média Complexidade, cujos vínculos familiares e comunitários, não foram rompidos; e Alta Complexidade, no qual há o rompimento dos vínculos.

São serviços que requerem acompanhamento individual e/ou familiar respeitando a matricialidade sociofamiliar e a territorialidade, e são executados nos CRAS, CREAS, Centros Pop e Instituições de Acolhimento.

Sugestão de entrevistas: Francisco Xavier - Analista Técnico de Políticas Sociais da Coordenação-Geral de Medidas Socioeducativas e Programas Intersetoriais, do Ministério da Cidadania (MC).

Andréia Meneguci Barcelos - Técnica da Coordenação-Geral de Serviços Especializados a Famílias e Indivíduos, do (MC).

Viviane de Souza Ferro - Coordenadora-Geral de Serviços de Acolhimento, do (MC).

Niusarete Margarida de Lima - Assessora para Assuntos de Migrações, do (MC).