Governo nomeia membros dos Conselhos de Segurança e de Combate às Drogas
Serão nomeados nesta quarta-feira, 4, os membros dos Conselhos Estaduais de Prevenção, Tratamento, Fiscalização e Repressão do Uso Indevido de Substâncias Psicoativas (Conen/AP) e de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp/AP). Ambos os dispositivos são vinculados à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Os conselheiros serão empossados pelo governador Waldez Góes e a partir daí terão a missão de elaborar, coordenar, acompanhar toda a política estadual de prevenção e tratamento de usuários de substâncias psicoativas, e também de repressão ao tráfico dessas substâncias. O mandato é de dois anos.
O Conen é composto por 24 membros, titulares e suplentes, dentre os quais oito representam a sociedade civil organizada e os demais, instituições como universidades, Ministério Público, órgãos da segurança pública, educação, assistência social, dentre outros.
Já o Conesp, tem 17 membros titulares, entre representantes dos diretos da segurança, poder público e sociedade civil organizada. Ele foi criado recentemente, fruto de esforço do Governo do Amapá para organizar e estruturar o sistema de segurança local, garantindo maior transparência nas ações e inserindo a população nas decisões e fiscalizações para o setor.
Sugestão de entrevista:
Waldez Góes - Governador do Amapá;
Coronel Carlos Souza – presidente do Conesp;
Elane Ferreira – presidente do Conen.