Amapá Afro: Equinócio das Águas valoriza cultura afrodescendente com vasta programação
Tendo início nesta segunda-feira, 16, às 8h, no monumento Marco Zero do Equador, o Equinócio das Águas é realizado pelo Governo do Estado do Amapá para celebrar o fenômeno do Equinócio, evento que marca a troca das estações no mundo todo. A Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur) preparou uma vasta programação com o tema “Amapá Afro”, que seguirá até a próxima sexta-feira, 20, dia do fenômeno.
Para a programação, foram convidadas escolas quilombolas que vão participar de oficinas durante toda a semana, possibilitando que os alunos aprendam mais sobre o conteúdo científico e cultural que o Equinócio das Águas traz anualmente. A partir de segunda, o Núcleo de Educação Ético-Racial (NEER) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) coordena a visita das escolas quilombolas, sendo duas por dia, no monumento Marco Zero do Equador.
No dia do fenômeno será realizada a programação gastronômica e cultural, que começará de manhã e segue até meia noite, com apresentações de grupos de Marabaixo, bandas e lançamento do projeto Amapá Afrotur. Também haverá a escolha do Casal Amapá Afro, com o tema do Equinócio das Águas. O título será disputado entre os alunos das escolas quilombolas que participaram da programação.
Equinócio
O Equinócio é um fenômeno que faz com que o dia e a noite tenham a mesma duração e ocorre duas vezes ao ano, em março e em setembro. É o momento em que o sol, em seu movimento aparente, incide diretamente na Linha do Equador. Isso ocorre por causa da inclinação do eixo da terra em relação ao plano de sua órbita em torno do sol, marcando assim, em março, o início a primavera no Hemisfério Norte e o outono no Hemisfério Sul.
Confira a programação da semana:
16/03 a 20/03 das 08h às 17h30
Local: Monumento Marco Zero do Equador
Exposição de artesanatos e oficinas de Escolas Quilombolas.
20/03
Manhã:
Das 08h às 11h30
- Feira Gastronômica com tema Afro.
- Exposição de artesanato e oficinas.
- Gincana com Escolas Quilombolas - NEER
- Apresentação do Equinócio – Estações do Ano
- Desfile Casal Amapá Afro – Tema Equinócio das Águas
Tarde:
Das 14h as 17h30
- Feira Gastronômica com o tema Afro.
- Exposição de artesanato e oficinas.
- Gincana com escolas Quilombolas - NEER
- Apresentação do Equinócio – Estações do Ano
- Desfile Casal Amapá Afro – Tema Equinócio das Águas
Noite:
Das 18h às 00h
- Feira Gastronômica com o tema Afro
- Apresentação de Grupo de Marabaixo – Dona Marciana
- Apresentação de Grupo de Marabaixo – Ronaldo (Torrão do Matapi)
- Lançamento do Projeto Amapá Afrotur
- Banda: Sambarte
- Banda: Negro de Nós
Sugestão de Entrevista:
Rosa Abdon - secretária de Estado do Turismo do Amapá