Nova ferramenta dá acesso a dados pessoais em abordagens por agentes de segurança pública
A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai apresentar à imprensa local, uma nova ferramenta móvel de utilização por agentes de segurança. O recurso, que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Justiça, é um aplicativo de celular que servirá para agilizar a identificação de pessoas e veículos durante abordagens de rotina ou em operações de trânsito.
A Sejusp colabora com o desenvolvimento do aplicativo em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério. Militares da Força Tática, do Batalhão de Trânsito e de um batalhão de área da PM foram selecionados para testar a ferramenta em campo e avaliar a eficiência do app, que possui três funções.
Durante a abordagem, o aplicativo oferece o recurso de identificação do veículo através da placa e do CPF do condutor. Também há a identificação de mandados judiciais por pessoa física e a geração de boletins de ocorrência, podendo ser acessado em qualquer lugar com internet móvel.
O app ainda está em fase de testes enquanto o banco de dados está sendo alimentado com informações dos agentes de campo, que realizam o cadastro incluindo a identificação por biometria facial. O acesso será totalmente fiscalizado pela Senasp para evitar a utilização indevida e vazamento de informações.
Sugestão de entrevistado:
- José Mont'alverne - chefe de gabinete Sejusp
- Agentes militares que farão os testes em campo.