GEA e a Bancada Federal entregam delegacia para atender menores vítimas de crimes em STN
O Governo do Amapá entrega nesta sexta-feira, 30, a Delegacia da Infância e Juventude de Santana (DIJ/STN).
O novo aporte da Polícia Civil no município será voltado para atender crianças e adolescentes vítimas de crimes, bem como menores que praticam atos infracionais.
O prédio faz parte do pacote de Seguranca pública, com 22 obras com investimentos de 210 milhões de reais fruto da articulações do governador Waldez, presidente Davi Alcolumbre e bancada federal.
A nova estrutura tem 273,67 metros quadrados de área construída, contendo um pavimento com recepção, salas para agentes, salas para delegados, banheiros, dormitórios, alojamentos feminino e masculino, copa, duas celas com capacidade para 4 vagas em cada uma, entre outros.
O investimento, somente para construção do prédio, foi de R$ 510.200,90.
A Delegacia vai atender a demanda de todo o município de Santana que atualmente tem mais de 123 mil habitantes.
Antes, a delegacia especializada funcionava numa casa improvisada, na Vila Daniel, sem as mínimas condições de tratamento humanizado para as vítimas.
Para se ter uma ideia da importância da DIJ, em 2019, 1.672 ocorrências policiais envolvendo crianças e adolescentes foram registradas em Santana.
As principais ocorrências são de maus tratos, violência física e sexual, lesão corporal, crimes sexuais contra vulnerável, tortura-castigo, além dos delitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, sobretudo os relacionados a abuso sexuais, crimes de internet, como a divulgação de fotografias e vídeos em redes sociais.
Sugestão de entrevistado
Waldez Góes – governador do Amapá
Carlos Sousa – secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública
Uberlândio Gomes – delegado geral de Polícia Civil