Governo do Amapá e Marinha realizam ação de saúde no município de Santana
O Governo do Amapá e Marinha do Brasil iniciam nesta quarta-feira, 11, a partir das 14h, uma ação de saúde para os moradores de Santana. O objetivo é reforçar o atendimento clínico às pessoas que apresentam casos de doenças de veiculação hídrica (transmitidas pela água), como a diarreicas, cujo aumento, nos últimos dias, foi observado pela direção do Hospital Estadual de Santana (HES).
Na oportunidade, também serão atendidos casos hipertensivos, de diabetes descompensadas, entre outros relacionados à atenção primária. Os serviços ofertados serão de consulta médica, exames laboratoriais e de imagem, dispensa de alguns medicamentos da atenção primária e observação se houver necessidade.
Os atendimentos acontecerão até o dia 21, de 8h às 12h e de 14h às 18h, na estrutura do Centro Covid 3, localizada nas dependências do HES. O hospital dará suporte para a realização dos exames, medicação injetável no local, rouparia, limpeza e impressos, e ainda será a referência para os casos atendidos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santana vai disponibilizar medicamentos da atenção primária. A ação foi traçada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e representantes do Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em resposta a uma articulação do Comitê de Crise instalado pelo Governo do Amapá, em decorrência do apagão que atingiu o estado.
Sugestão de Entrevistados:
Juan Mendes - Secretário de Estado da Saúde
Vice-almirante Valter Citavicius Filho - Comandante do 4º Distrito Naval