Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Guiana Francesa, Amapá e Suriname lançam plataforma Bio-Plateaux

Por Da Redação (SECOM)
26/02/2021 08h00
Abertura: 26/02/2021 08h00
Encerramento: 26/02/2021 09h30
Local: Sala de reuniões - Palácio do Setentrião
Endereço:
Contatos: Leidiane Lamarão - 99137-4545

A Guiana Francesa, juntamente com o Governo do Amapá e Suriname irão inaugurar, por videoconferência, na sexta-feira, 26, às 08h30, a plataforma web BIO-PLATEAUX, que vai tornar mais eficaz o compartilhamento internacional dos conhecimentos sobre os recursos hídricos e a biodiversidade dos rios transfronteiriços Oiapoque e Maroni.

O lançamento da plataforma constitui um novo passo na direção da criação de um observatório transfronteiriço na região, para contribuir com o debate sobre a proteção dos rios nos modelos de desenvolvimento territoriais na fronteira.

Com a ferramenta online, os pesquisadores poderão acessar mais facilmente os dados sobre a qualidade da água dos três países, os gestores poderão encontrar documentação atualizada sobre os rios, para orientar a decisão pública, dentre outros benefícios. A plataforma também busca responder às preocupações dos cidadãos interessados nas informações do meio ambiente.

PROJETO BIO-PLATEAUX

O projeto é cofinanciado pela Comissão Europeia (Interreg V - Programa de Cooperação Interreg Amazônia - PCIA 2014-2020), o Ministério da Transição Ecológica e o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) e é implementado pelos parceiros: Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) em coordenação com a Agência Nacional de Águas do Brasil - (ANA);  Office International de l’Eau (OiEAU) e o Office de l’Eau da Guiana Francesa da França e; Universidade Anton de Kom do Suriname, em coordenação com o Ministério de obras públicas.

BIO-PLATEAUX objetiva iniciar uma reflexão sobre os problemas de desenvolvimento e da partilha de conhecimentos da gestão dos recursos hídricos, na escala das bacias hidrográficas transfronteiriças do Maroni e do Oiapoque, levando em conta a evolução da biodiversidade dos ambientes aquáticos, neste contexto muito específico das bacias transfronteiriças.

 

Sugestão de Entrevistados

Governador do Amapá - WaldezGóes

Diretora-presidente da Agência Amapá - Tânia Maria